segunda-feira, 9 de maio de 2011

A POESIA E A CRIANÇA



    Poesia é como...
...Um jogo gostoso onde as palavras brincam de roda livres trocando de pares de acordo com o vento...
...Uma melodia suave, forte ou bem marcada que nos envolve em seu ritmo elegante e sutil...
...Um sonho rodeado de desejos, aventuras, fantasias, poesias, sentimentos e emoções...
...Uma realidade suave, onde o medo, a dor, a angústia, a saudade, o ódio, o amor, a tristeza e a alegria podem ser expressadas, pensadas, sentidas, vividas...
...Uma rima gostosa, que acontece por acaso, que lambuza e invade a imaginação das pessoas...
...Uma cor, forte, quente, suave, doce... que dependendo do momento ou da ocasião será triste ou alegre...
...Um perfume... assim, como as flores, a poesia também se abriga nas lembranças como um doce e suave perfume...
...Um universo de possibilidades e sensações...

        Poesia é viver a palavra, é extrair toda a beleza que o autor quis nos passar por meio de um delicioso e envolvente jogo. É uma espécie de viagem, em que nossa emoção, nossa imaginação voam, nos leva para um mundo imaginário que vamos criando gostosamente. É uma viagem que nos faz sonhar, pensar, rir, até chorar, uma viagem para dentro de nós mesmos. Fala de coisas que emocionam a gente, coisas do dia a dia, coisas que a gente sente e às vezes não entende por quê, algo misterioso.  Sabemos que a poesia deve ser sentida, vivida, apreciada e, só mais tarde, compreendida.
Contudo a poesia, quando trabalhada na escola, deve possibilitar que o leitor aprenda a saborear, a gostar de ler e a avaliar quando um texto é bom, prazeroso e distinguir de um texto chato e mal escrito. É saber escolher, criticamente, o mundo literário que está às suas mãos, só esperando para ser desvendado.
Quando uma poesia é boa de verdade, ela suscita: ritmo, sensações, desejos, sonhos, anseios, felicidades, emoções reais e imaginárias, dúvidas e soluções.
Assim, a poesia é importante porque desperta a sensibilidade do ser humano em formação, é a fala da alma, da vida, do mundo, dos sentimentos e estimula a criatividade para a aprendizagem.
        A poesia nas escolas muitas vezes é esquecida, mas os professores devem lembrar que  os alunos só vão criar o hábito pela poesia  se ela for iniciada desde cedo na escola. A poesia é muito importante para as crianças, pois ela pode transmitir conhecimento através de versos, a criança pode sonhar, mudar a realidade ao escrever rimas usando a imaginação, também nos ensina a pensar e é pensando que se adquire cultura.
        Poesia, enfim, é “[...] um alimento social indispensável ao ser humano tanto quanto as proteínas e carboidratos das refeições diárias”, como afirma o poeta Moisés Apud Trevisan (1995, p. 360).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário